segunda-feira, 12 de junho de 2017

Prémio Camões 2017

Prémio Camões 2017
Manuel Alegre
O escritor português Manuel Alegre é o vencedor do Prémio Camões 2017, foi anunciado hoje na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, após reunião do júri no Rio de Janeiro, no Brasil.
Manuel Alegre já disse ter recebido a notícia de atribuição do Prémio Camões, com “serenidade e alegria”, considerando que o reconhecimento maior é o que vem de quem o lê.

Em declarações à agência Lusa, o escritor disse que lhe dá “particular satisfação”, a atribuição do prémio, até porque Luís de Camões é um dos poetas que aprecia e referiu ter reeditado recentemente o seu livro “Vinte Poemas para Camões”.
Manuel Alegre tem 81 anos. Nasceu em Águeda, numa família de tradição política liberal.
Resistente anti-fascista, exilado na Argélia durante o antigo regime deposto a 25 de Abril de 1974, foi deputado da Assembleia Constituinte e já neste século, por duas vezes se candidatou ao cargo de Presidente da República Portuguesa, em 2006 e 2011.
Além da actividade política, destacou-se como poeta e escritor. Entre os seus inúmeros poemas musicados contam-se a “Trova do vento que passa”, cantada por Adriano Correia de Oliveira, Amália Rodrigues, entre muitos outros.
Pelo conjunto da sua obra, Manuel Alegre já tinha sido distinguido com o Prémio Pessoa  (1999) e o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores  (1998).
O Prémio Camões foi instituído pelos governos do Brasil e de Portugal em 1988. É atribuído aos autores que tenham contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da Língua Portuguesa.
Fonte: TVI 24

VER TAMBÉM:

Sem comentários:

Enviar um comentário